Tudo sobre o Cartão Caixa Gold

Um cartão para quem gosta dos bancos tradicionais

card-58.png

Tudo sobre o Cartão Caixa Gold

Um cartão para quem gosta dos bancos tradicionais

Diante de tanta novidade nos serviços financeiros, será que cartões como cartão de crédito Caixa, ainda tem espaço?

Bom, é fato que, atualmente, a cada dia, surgem novos cartões e novos bancos e, junto a isso, uma série de serviços e benefícios para os consumidores. Em tempos de fintechs que (com razão e necessidade!) revolucionam o mercado financeiro, uma dúvida pode surgir na cabeça de muitas pessoas: ainda vale a pena ter um cartão de crédito de um banco tradicional? Quais as vantagens de se manter um relacionamento com esse tipo de instituição?

Agência bancária tradicional

Quando o assunto é cartão de crédito, é importante ter em mente que nenhum cartão é 100% perfeito e como o cartão de crédito Caixa não será diferente. O cartão de crédito Pão de Açúcar, por exemplo, por mais que ele tenha, no momento, o melhor acúmulo de pontos do Brasil, pode ser que ele não seja adequado para quem viaja muito para fora do país e faça questão de usar salas vips.

Como dificilmente você encontrará um cartão que atenda a todas as suas necessidades, ter um conjunto de cartões pode ser uma boa estratégia para usufruir de todos as vantagens que cada plástico pode te dar.

Mas atenção: ter mais de um cartão de crédito é recomendado apenas para quem tem total controle e gestão das finanças.

Caso contrário, é possível que a pessoa fique em um superendividamento ad infinitum.

Cartão de crédito Caixa e o cartões de crédito de bancos tradicionais

Ao contrário do que muitos pensam, os cartões de crédito de bancos tradicionais não são necessariamente ruins. Aliás, é importante ressaltar que muitos cartões digitais são financiados por bancos tradicionais. O cartão de crédito Digio , por exemplo, é um cartão de crédito digital administrado por uma holding que tem o banco Bradesco e o Banco do Brasil como acionistas. Ou seja: estamos diante de um cartão de crédito com um benefício contemporâneo (como o fato da ausência de anuidade) de um banco tradicional.

Dentre as opções tradicionais, o Cartão de Crédito Caixa tem destaque. Um dos motivos para essa distinção é a solidez do banco, que já está no mercado há mais de 100 anos, que confere segurança para o consumidor.

Caixa Econômica Federal: o banco

A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras mais consolidadas no Brasil. Como ela tem capital 100% público, sua existência não visa o lucro, mas a defesa e a proteção dos interesses públicos.

Também conhecida como CEF, a instituição oferece diversas opções financeiras que vão do financiamento de uma habitação a investimentos. E ela está presente na vida de milhões de brasileiros que necessitam do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), PIS (Programa de Integração Social (FGTS) o do Seguro-Desemprego. Isso porque a CEF é responsável por uma série de demandas públicas.

Por isso, adquirir um cartão de crédito da Caixa Econômica Federal é ter um cartão com uma história de segurança e solidez, usufruindo, na maioria das vezes, de umas das menores taxas de juros do mercado.

Cartão de crédito Caixa: as vantagens de um banco tradicional

A principal vantagem de se adquirir um cartão em um banco tradicional consiste na possibilidade de conseguir um cartão de crédito mesmo com tendo um score baixo.

O score é uma espécie de currículo financeiro e apesar de haver quem defenda que ele não é importante, as instituições financeiras, geralmente, o levam em consideração quando vão avaliar, por exemplo, a concessão de crédito ou mesmo a simples liberação de um cartão de crédito.

Na prática, o score é uma espécie de índice dos bons (e, também, de maus) pagadores. As análises são feitas a partir do Cadastro de Pessoas Física (CPF) de cada consumidor. Os avaliadores mais famosos são o Serasa e a Boa VIsta SCPC.

A pontuação vai de 0 a 1000:

Pontuação score

Sua classificação compreende:

alt text Para ter um score elevado, é importante manter em dia o pagamento de contas e ter relacionamento financeiro com empresas.

Entretanto, considerando que as instituições tendem a conceder crédito com os clientes que já mantém um relacionamento com elas, é muito provável que você consiga um cartão de crédito mesmo não tendo um bom score.

Caixa Econômica Federal: o cartão

O cartão de crédito Caixa Econômica Federal é oferecido em diversas modalidades. Algumas delas, inclusive, são destinadas para clientes de alta renda. O que, inclusive, pode ser uma desvantagem de aquisição, visto que em cartões como o tão cobiçado American Express, também conhecido como “Amex”, a comprovação de renda pode ser feita por meio de movimentação bancária ou extrato de fatura de outros cartões. Ao contrário do Cartão Caixa VISA Infinite (que seria a modalidade “equivalente” ao Amex), em que você precisa ter uma renda declarada/comprovada.

Os cartões da Caixa estão disponível nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Por extensão, você pode usufruir dos cartões de cada uma delas:

Nos cartões com bandeira Visa, é possível aproveitar todas as vantagens do Programa Vai de Visa e do Programa Visa PassFirst, voltado para a compra on-line de ingressos de cinemas e shows.

Nos cartões com bandeira Mastercard, o portador do cartão usufrui dos benefícios do Programa Surpreenda MasterCard, como ofertas em gastronomia, entretenimento, serviços, compras.

Nos cartões com bandeira Elo, o portador do cartão usufrui de ofertas exclusivas em algumas lojas, além de poder contar com a pré-venda de shows e outros eventos. Além disso, a Elo disponibiliza para seus clientes:

  • Assistência residencial 24h;
  • Assistência automóvel 24h;
  • Seguro viagem;
  • Wi-Fi gratuito em milhões de pontos no mundo e muito mais.

Como são vantagens inerentes das bandeiras, não podemos considerar como um grande benefício em si do cartão de crédito da Caixa. Entretanto, elas existem e, para quem tem o cartão, vale a pena aproveitar.

Pontos positivos do cartão da Caixa

Se você usar o cartão levando em consideração a data de fechamento da fatura, você conseguirá pagar suas compras em até 40 dias e, obviamente, sem juros.

No caso de apertos, os cartões oferecem um sistema rotativo de financiamento, no qual é possível financiar o saldo devedor constante na fatura após o pagamento mínimo informado na fatura.

Outro ponto positivo é a existência de Programa de Pontos. Os pontos acumulados nas compras podem ser resgatados e utilizados nos programas Tudo Azul, Smiles, LATAM PASS, Victoria, In Mais e Dotz.

Pontos negativos do cartão Caixa

Mesmo a modalidade Gold Caixa, que é completa, não se vê um conjunto concreto de motivos para que se ter esse cartão. Pensando nesse segmento, há cartões mais interessantes de outras instituições.

Embora ela possa ser negociada e até mesmo zerada, o cartão possui anuidade, o que já é um ponto mais do que negativo nos dias de hoje. O cartão adicional também tem anuidade, um pouco menor, precisamos dizer, mas o valor existe (embora possa ser parcelado).

Além disso, a conversão de pontos não é nada atraente.

10 pontos Caixa 10 pontos TudoAzul
10 pontos Caixa 10 pontos Smiles
10 pontos Caixa 10 pontos Latam Pass
10 pontos Caixa 10 pontos TAP Miles&Go
10 pontos Caixa 10 pontos in Mais
10 pontos Caixa 10 pontos Dotz

Outro ponto negativo, que, na verdade, se estende a quase todos os cartões de bancos tradicionais é que algumas modalidades desse cartão só estão disponíveis para correntistas do banco.

E, no caso do Gold, você precisa ter uma renda comprovada de, no mínimo, R$ 2500.

Esse cartão é adequado para mim?

Se, por um lado, em comparação a outros cartões disponíveis do mercado, há opções melhores; por outro, não podemos deixar de considerar o cartão de crédito da Caixa como um bom cartão, sobretudo, para estreitar o relacionamento com a CEF visando produtos futuros, como financiamentos de automóveis. Para o crédito de imóveis, por exemplo, a CEF costuma analisar os gastos com cartões antes de liberar o crédito.

Talvez possa ser interessante para correntistas que podem tentar negociar a anuidade argumentando o relacionamento existente com o banco, mas para quem procura um cartão mais arrojado, não parece valer a pena, sobretudo porque há várias opções disponíveis de cartões sem anuidade. Para um cartão que você precisa pagar para mantê-lo, ele deixa muito a desejar.

No geral, frente a todas as características do cartão de Crédito da Caixa e sua concorrência de mercado, em nossa avaliação, não há benefícios efetivos para tê-lo em sua carteira.

Agora é com você

Quer este cartão

card-58.png

Quer este cartão

Basta você solicitá-lo pelo aplicativo, após a efetivação do cadastro, o Cartão Caixa Gold será enviado já com todas as vantagens e benefícios disponíveis.

Solicitar este cartão
O cartão Caixa Gold traz consigo uma credibilidade que é essencial para muitos clientes. Por ser da Caixa, um banco federal, há uma seriedade e tradição no cartão, que preza por um conservadorismo. Entretanto, o interessante é que o cartão oferece um bom programa de pontos, que facilita na troca de pontos por milhas em diversas companhias aéreas, sendo essa uma característica que traz modernização. Logo, o cartão é uma boa aquisição para quem tem o objetivo de utilizar o cartão para realizar viagens.
Luana Pedra

Luana Pedra

10, Janeiro - 2020

Uma alternativa para você

Um banco no qual é possível gerenciar uma conta corrente e um cartão de crédito de forma 100% digital.
file-142336202011195fb6aa182a893.webp

BS2

  • Anuidade:
  • Renda mensal mínima: Não exigida
  • Tipo de cartão: Internacional